Apresentação

Eu sou...

terça-feira, 10 de março de 2009

Missão: Chamados ao serviço na construção do reino!











O exercício da Missão faz com que nossa Igreja se coloque no Mundo com possibilidade da Libertação e concretização do Reinado de Jesus. Ele é a Salvação! Por meio D'Ele e por Ele, acolhamos o convite a sermos díscipulos missionários para a edificação do Reino.

Em sintonia com a Igreja do Brasil, nossa Igreja Paroquial assume o projeto Nacional de Evangelização: "O Brasil na Missão Continental" que tem como lema: "A alegria de ser discípulo missionário".

No exercício de nosso minitério, devemos preocupar-nos com o serviço aos irmãos no anúncio da Palavra, testemunhando com vigor e esperança a alegria do nosso Batismo exercendo a caridade e o amor fraterno na busca do diálogo com as culturas e povos. Portanto, aprendamos do mestre que nos ensina, no Caminho a Emaús a escutar os apelos e clamores do nosso povo... a caminhar junto... a partilhar o pão: da vida e da palavra... a ser presença....


Apresentamos abaixo alguns pontos que nos ajudarão, no espírito da missão, a deixar realizar em nós e em nossas comunidades, o espírito da missão.


PEDAGOGIA DA MISSÃO PERMANENTE

• O Projeto da Missão Continental visa unir na fé e no ardor missionário os povos latino-americanos e caribenhos. A grande intuição é ativar a energia, o potencial da pessoa que fez a experiência do fascínio do encontro com Jesus e ao mesmo tempo oportunizar este encontro para aqueles que ainda não o fizeram. Queremos atingir, sobretudo, como interlocutores privilegiados, os jovens, os afastados, os pobres, os excluídos.


Cinco aspectos fundamentais

1- O Encontro Pessoal com Jesus Cristo; 2- Necessidade da CONVERSÃO; 3- Discipulado; 4- Comunhão; 5- Missão.


Quatro eixos na Igreja (DA 226):

1- O encontro pessoal com Jesus Cristo, a experiência religiosa profunda e intensa, o anúncio kerigmático e o testemunho pessoal dos evangelizadores que leve à conversão pessoal



2- “a vivência comunitária: nossos fiéis buscam comunidades onde sejam acolhidos fraternalmente [...] que se sintam membros de uma comunidade eclesial e co-responsáveis por seu desenvolvimento”



3- “ a formação bíblico-doutrinal [...] vivencial e comunitária” que é necessária para amadurecer a experiência religiosa



4- o compromisso missionário de toda a comunidade [...] que sai ao encontro dos afastados, interessa-se por sua situação, a fim de reencantá-los com a Igreja”



A DIOCESE NA MISSÃO CONTINENTAL

• “A Diocese, em todas as suas comunidades e estruturas, é chamada a ser comunidade missionária” (DAp 168) e, portanto, o sujeito da missão.
• Revisar o Plano Pastoral à luz de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora a fim de dar-lhe uma grande renovação missionária que contemple como sinal de maturidade, a missão ad gentes.
• Criar ou reforçar uma comissão central com para animar a missão diocesana. (COMIDI).

Elaborar subsídios para a formação de agentes em vista do Projeto missionário.
• Oferecer uma proposta de cursos de preparação e de retiros populares para os agentes de pastoral e evangelizadores.
• Realizar um trabalho conjunto com as dioceses vizinhas. (COMIREs).
• Oportunizar experiências missionárias que estimulem as pessoas a inserir-se na Igreja Particular
• Incentivar os Regionais para que sirvam de apoio para as Dioceses e Paróquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário