Apresentação

Eu sou...

sábado, 3 de outubro de 2009

Carta

PARÓQUIA DE SANTA CRUZ – BARRA MANSA/RJ
DIOCESE DE BARRA DO PIRAÍ – VOLTA REDONDA


“Evangelizar promovendo a unidade, a comunhão
e o amor, no respeito e liberdade !”


Barra Mansa, 03 de outubro de 2009.


AOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS, COORDENADORES DE PASTORAIS, GRUPOS E MOVIMENTOS DAS COMUNIDADES DA PARÓQUIA DE SANTA CRUZ/BARRA MANSA-RJ.

Prezados irmãos e irmãs em Cristo, a vós graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!
A formação é condição inerente a todo ser humano, ninguém está pronto e acabado. Aprendemos até a morte! Ela permite-nos passar da esterilidade à fecundidade, isto é, de uma existência que se fragmenta e murcha a uma existência que floresce para trazer novos frutos que nos possibilitam sonhar e acreditar num novo caminho. Quando nos deixamos formar, crescemos para a vida, para os irmãos e para a igreja e, esta mesma formação se torna fecunda na permuta dos dons ofertados aos nossos irmãos e irmãs.
Neste sentido, CONVOCAMOS nossa Igreja Paroquial de Santa Cruz, a participar do curso de Formação Paroquial que iniciará na próxima segunda-feira (05/10/2009) de 19h às 21h, na Comunidade Santa Cruz.
Outrossim, quero comunicar-lhes que neste Bloco da Formação, abordaremos assuntos referentes à METODOLOGIA PASTORAL, o qual nos ajudará e será o eixo que impulsionará toda o processo da Revisão do Plano Pastoral Paroquial.
A Formação oferecida pela Paróquia tem a aprovação do Pároco responsável por ela que também se faz membro desta equipe de formação, portanto, as propostas apresentadas são inteiramente aprovadas e de extrema necessidade à nossa pastoral como meio de vivenciarmos a comunhão e a evangelização de nossas comunidades, por isso, ela não é algo opcional mas obrigatória a todos que se colocam na missão da evangelização.
Por acreditar neste processo e na capacidade de nossos agentes, CONVOCO todas as comunidades a se fazerem participantes deste evento, de cunho OBRIGATÓRIO A TODOS OS MEMBROS DO CONSELHO COMUNITÁRIO e necessário a todos aqueles que se colocam a serviço da Igreja na coordenação de grupos, pastorais e movimentos bem como, na missão do anúncio do Evangelho.
Vale a pena ressaltar o que já dissemos: “as comunidades, coordenações de grupos, pastorais e movimentos que não acolhem esta proposta de evangelização e formação e, buscam fora da paróquia outros tipos de formação, também não acolhem o seu Pastor e seu trabalho de evangelização. Se a premissa é verdadeira, podemos repensar o sentido de nossas Celebrações Eucarísticas, o nosso ser Igreja e o sentido de pertença à mesma Igreja.”
Em tempo, alegro-me pela disponibilidade de cada um de vocês que se empenham na tarefa de trazer mais vida à população através dos serviços prestados à comunidade. No entanto, é necessário dizer-lhes que nós, Igreja Paroquial reunida em nome do Senhor Jesus, a fim de celebrar o Mistério do Pai junto à vida de nossas comunidades e fiéis, necessitamos experimentar, além do encontro semanal, da oração e da pregação, o mistério salvífico de Cristo através da formação, que nos capacita a testemunha-lo com mais fervor.
Continuamos a pedir às pastorais, grupos e movimentos para que não realizem seus encontros e reuniões nas segundas-feiras, mas que venham participar conosco deste momento de unidade e comunhão paroquial. Vocês fazem parte de nossa Igreja Paroquial que em 2009 quer viver a comunhão e a participação, gerando a unidade entre nós.
Sem mais para o momento, despeço-me pedindo ao Senhor da vida que derrame sobre vós as suas bênçãos, fortalecendo-os na caminhada e na missão.

Fraternalmente,

Pe. Jorge Luiz Martins Pereira
Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário